sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Marco Feliciano






















O SONHO

DO HOMEM

E O PROJETO

DE DEUS

























2001











O SONHO DO HOMEM

E O PROJETO DE DEUS



PR. MARCO FELICIANO









CAPA

Marcus Castro

www.IMAGIMAR.com.br







DIAGRAMAÇÃO

Solange Rigamont Palmeira







IMPRESSÃO

Gráfica Del Rey – MG







TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Pr. Marco Feliciano

Ministério E Hora de Semear Fogo

WWW.MARCOFELICIANO.COM.BR







DISTRIBUIÇÃO E PEDIDOS

EDITORA MISSÃO &VIDA

Telefone: [21] 2497.4610



























ÍNDICE





5

Dedicatória



6

1. O maior dom



7

2. Quando o dom se esvai



9

3. O ladrão dos sonhos



10

4. O inimigo íntimo



11

5. Sonhe, mas dê a Deus o direito de sonhar, também



12

6. Quando Deus se cala



13

7. O sofrimento, o caminho da realização dos sonhos



15

8. Um problema: entender os caminhos de Deus



17

9. Outro problema: confiar em Deus!



19

10. Do calabouço para o Palácio





















Dedicatória



Dedico este livro ao Nosso Senhor Jesus, supremo sonhador e Pai de todos os que sonham, bem como a todos os sonhadores cristãos dos quatro cantos do globo terrestre.



À minha fiel, santa e linda esposa, irmã Edileuza por existir e fazer com que minha vida tenha uma razão de ser, e por me ajudar a sonhar.



A minha filha Karen, princesinha de Cristo, e ao nosso bebê que está chegando, dizem os médicos que será uma linda me¬nina, então será chamada Ketlen, que venha ao mundo para brilhar para Jesus.



Ao amigo e companheiro Pastor João Barbosa, pelo apoio e ministração sobre minha vida e ministério.



Aos Gideões Missionários em Camboriú, nas pessoas do Pastor Cesino Bernardino e Reuel Bernardino, pois através deles a mensagem que deu origem a este livro, pregada no ano de 2000, alcançou todos os Estados do País, bem como além das fron¬teiras internacionais.





Obrigado a todos!





Pr. Marco Feliciano



















































1

O MAIOR DOM



Todos os seres humanos têm um dom. Penso eu, o maior dom, após receber o dom supremo da Sal¬vação. Um dom que, fiz questão de especificar, somente os seres humanos o possuem.

Os animais não possuem este dom, tão pouco os vegetais, menos ainda os elementos inanimados da natureza como: pedras, terra e água. Estou falando sobre o dom de sonhar!

Sim, sonhar!

A força-motriz dos vencedores, o combustível da sobrevivência, o gera¬dor da fé.

Quem não sonha, não vive, infe¬lizmente, apenas vegeta. Sonhar é bênção. Bênção esta destinada a to¬dos os habitantes da Terra.

Sonhar aqui, para nós, não é so¬nhar no sentido literal da palavra, não é a conseqüência de dormir: é muito mais do que isso. É sonhar no sentido alegórico, ou seja: é ter aspirações, objetivos, traçar metas, desejar, lutar por este desejo, buscar até encontrar, crer até conquistar.

Sonhos que podem, e com certe¬za irão se realizar, pois tanto você, como eu, enfim, nós, neste quesito fomos feitos à "semelhança" de Deus. Quando sonhamos somos parecidos com o Senhor dos Exércitos. Pois con¬seguimos visualizar projetos e criá-los a partir da fé. Gerá-los através de es¬forços e, é claro, superando com difi¬culdade as barreiras para alcançá-los.

Sonhe e ouse sonhar, você nunca irá além dos seus sonhos!

Estamos aqui hoje, porque com certeza Deus sonhou, arquitetou, pla¬nejou e nos criou a partir do Seu so¬nho, do Seu desejo.

Todos precisam e devem sonhar.

Os estudantes precisam "sonhar" para conquistarem seu espaço profis¬sional e lutar por ele. Os profissionais, por sua vez, precisam "sonhar" em fazer a diferença em sua profissão. As donas-de-casa "sonham" com sua fa¬mília unida e completa. Pastores "so¬nham" com um rebanho abençoado e próspero. Jovens obreiros "sonham", almejam, sucesso em sua caminhada. Fiéis "sonham" com o grande dia em que seus familiares vão entregar suas vidas a Jesus. Mães "sonham" com a libertação dos filhos toxicômanos, e assim por diante.

Todos sonhamos (ou melhor, é tris¬te, mas é uma realidade) nem todos sonham mais...

Triste é quando encontramos pes¬soas que nos cercam em todas as áreas de nossas vidas, que perderam o "dom de sonhar".

São pessoas tristes, frustradas, na maioria das vezes acometidas pela doença do século, a famigerada de¬pressão. Li, não sei onde, que depres¬são é uma doença da alma, uma feri¬da nos sentimentos unida à uma con¬fusão de assuntos mal resolvidos.

Tenho certeza que a maioria dos que sofrem com ela, perderam o dom que lhes fazia respirar e acordar cedo e ir à luta em busca dos seus objeti¬vos: perderam o dom de sonhar.









2

QUANDO O DOM SE ESVAI



Era de tardezinha, quando o no¬bre pastor chega em casa após uma série de aconselhamentos em sua igreja. Ao entrar em seu apartamento percebe que a porta do quarto de um dos filhos estava entreaberta. Aproxi¬ma-se então, e, ao abrir a porta, a cena horrível. Na parede pintado com tinta vermelha: fulano de tal, ama Jesus e, ao lado da pintura, o corpo do filho adolescente inerte, sem vida, pendu¬rado, enforcado.

Isto choca, não? Mas é fato verí¬dico acontecido em meu país, o Bra¬sil. Quando contaram-me este episó¬dio, fiquei muito abalado, fui orar. En¬tão o meu Senhor disse-me:

- Este menino perdeu o dom... o dom de sonhar.

Quantas pessoas desejam a mor¬te? Quantas você conhece? De quantas você já ouviu:

- Eu quero a morte!

Tenho certeza que não são pou¬cas, mas inúmeras.

Pessoas que desistiram. Pararam. Estacionaram. Fincaram suas unhas no túmulo e apenas aguardam a morte. Pior ainda: quantas buscam a morte? Tentam o suicídio. Pasmem, mas os cristãos estão entre os que mais se suicidam.

Por que? E simples de entender, eles perderam o dom, o dom de so¬nhar se esvaiu. Mas, como? Satanás os roubou!

Não pense que sou sensacionalista e daqueles crentes que jogam toda a culpa no diabo. Não, não sou assim. Eu sou moderado e idôneo o bastante para discernir, porém, tenho a plena convicção de que é ele o maior de todos os bandidos. Mais famoso do que Ali-Babá e os quarenta ladrões, mais organizado do que a Máfia siciliana e mais severo do que a Yakuza japonesa.

Não estou falando de um ladrão pé-de-chinelo. Um ladrãozinho de quin¬ta categoria que rouba galinhas, não. Estou falando do pai dos ladrões. A Bíblia declara que ele, o diabo, veio para: roubar, matar e destruir...

Quando você ver um drogadicto destruindo a si próprio, saiba que por trás dele está o ladrão por excelência. Quando você ver uma prostituta defi¬nhando, sem forças para deixar aque¬la vida, saiba que na vida dela tem o dedo de satã. Quando, de semelhante modo, você ver um crente anêmico (espiritualmente), deixando o caminho do Senhor, na vida deste também há o poder do mal.

O pai da mentira sopra nos ouvi¬dos de tais pessoas, dizendo que não há mais condições para a vida dela. O diabo lhes diz que é melhor parar, é melhor aceitar tudo do jeito como está. Aconselha-as, inclusive, a tirarem suas próprias vidas.

Este ser maligno passou quase toda a sua existência fazendo isto. Ele roubou a comunhão de Adão e Eva. Roubou a confiança de Caim, fazen¬do-o matar o próprio irmão. Fez Saul cometer suicídio. Conseguiu barrar Is¬rael de entrar em Canaã, pois dos mais de 600 mil homens, fora mulheres e crianças que "sonhavam" com Canaã, apenas dois: Josué e Calebe, conse¬guiram alcançar o sonho, e entraram na Terra Prometida.

Quando o sonho nos é roubado, os objetivos na vida perdem o sentido, e então os que lutavam contra a cor¬renteza, passam a se entregar a ela. Quando perde-se o poder de sonhar, viver não é mais o maior objetivo.

Quando perde-se o dom de so¬nhar, somos presas fáceis para o ma¬ligno e é assim que a nossa geração está: pobre em todos os sentidos, va¬zia de emoções nobres.

E o que dizer de nossa geração de cristãos? Homens e mulheres que outrora lutavam com Deus no Vau de Jaboque, lutaram para Deus, e hoje estão aí, caídos, destituídos, vazios, ocos, fazendo número na Igreja dos fiéis, e que, sem se aperceberem, fa¬zem o Espírito Santo se entristecer, pois não lutam mais. Estão fracassados no meio do caminho. Não têm força para prosseguir, mas também não conse¬guem ficar. O sonho se foi. Entrega¬ram-se às paixões, ao comodismo, aos modismos de nossa época. Hoje, de fato, não passam de "membros de banco", pois são exatamente como o prego, a tinta, o verniz e a madeira. Têm apenas a aparência, aparência de alguém que um dia ousou sonhar, que ousou entrar após o véu. Até viu a glória, mas esqueceu-se de tudo, está despojado como o homem que descia pelo caminho da parábola do bom samaritano: meio-vivo, meio-morto...









































































3

O LADRÃO DOS SONHOS



Temos um inimigo. Ele é sagaz, trai¬çoeiro, paciente. Esta última qua¬lidade necessita ser abordada. Este ini¬migo possui o "dom" da paciência. Não se ilude por perder uma batalha, pois sabe que mais cedo ou mais tar¬de terá outra chance, e desta vez, lu¬tará com mais intensidade que a pri¬meira, e, caso perca esta também, não desiste, pois sabe que enquanto durar a "guerra", ele terá outras chances. Este inimigo não respeita tempo de fé, posição ministerial, placas de Igreja. Ele é petulante. Obstinado. Conhece mui¬to bem o ser humano, pois derrotou o primeiro homem que pisou nesta Ter-ra, e de lá para cá tem se aperfeiçoa¬do nesta tarefa.

Conheço crentes, muitos deles piedosos, "patrimônios" da Igreja, que, infelizmente, tombaram já perto de terminarem sua carreira.

O motivo? Um certo ladrão... La¬drão de sonhos... Chamado satanás!

Satanás desmotiva o crente duran¬te a sua jornada. Usa outros menos piedosos, incrédulos, para desacredi¬tar o sonhador. Tira a esperança. Ele é um grande ilusionista! Faz com que um copo d'água pareça uma verda¬deira tempestade!

Foi usando esta sutileza que con¬seguiu destruir vidas: provocando de¬pressão, esgotamento espiritual, e coi¬sas do gênero.

Este ladrão de sonhos é perseve¬rante! Não se deixa abater pelo simples fato de ter perdido um "round"; para ele, enquanto o ser humano possuir o hálito da existência, a vida, ele terá ou¬tras oportunidades de desestimulá-lo.

Não o substime! Também não precisa temê-lo. Coloque-se na sua posição. Qual? A posição de ser ima¬gem e semelhança de Deus. Você tem autoridade sobre o mundo espiritual, desde que esteja com o seu vaso re¬pleto de azeite divino.

Este ladrão consegue roubar engravatadinhos, humanóides-inteligentes, poderosos na política, mas jamais conseguirá roubar um servo cheio do Espírito Santo. Aleluias!

Diz a história, que certa vez este inimigo tentou roubar um servo de Deus. Martinho Lutero era o seu nome. Como? Acusando-o dos seus vis peca¬dos. Colocando-o em um lugar de réu já condenado. E assim que ele faz com a maioria de nós. Rouba-nos através de nossas fraquezas. É uma arma fria e covarde. Mas isto faz parte do perfil deste ladrão. E quando Martinho Lutero já havia entregado os "pontos", o Espírito do Senhor lhe deu uma palavra de vitória. Na lista dos pecados acusados o Espírito disse a Martinho Lutero que mandasse o dia¬bo acrescentar uma pequena frase: O sangue de Jesus Cristo me purifica de todo o pecado! Aleluias!

Vença este ladrão com a palavra da autoridade e não deixe, em hipó¬tese alguma, que ele venha a roubar os sonhos que o próprio Deus lhe deu!



















4

O INIMIGO ÍNTIMO



Parece nome de filme, não? Mas não é. É uma triste realidade, verdadeira. Infelizmente os inimigos íntimos não são demônios, são seres humanos oprimidos. íntimos, pois di¬videm conosco, muitas vezes, nossa casa, nossa cama e nossa fé.

Chamo-os de perdedores, pois em algum momento de suas vidas foram sonhadores como os demais, mas o esgotamento espiritual os fez parar no caminho. Frustraram-se por falta de apoio, por falta de incentivo. E hoje maquinam o mal contra os que so¬nham. Não conseguiram "chegar lá", e não aceitam que ninguém chegue! São incrédulos, frios, calculistas, falsos.

"Matam" os sonhadores, mas... não podem matar os sonhos dos so¬nhadores.

Em nossa pátria ouve um sonha¬dor, que era chamado de Tiradentes, o Mártir da liberdade. Mataram o so¬nhador, mas o seu sonho permaneceu vivo em cada brasileiro. Hoje, nossa pátria é livre.

Mas, você pergunta: como identi¬ficá-los? Olhe ao seu redor. Perceba as atitudes, veja a expressão de desâni¬mo nos seus rostos, sinta o vazio den¬tro deles, e a inveja que lhes salta de dentro, dispostos a parar todos quanto têm um objetivo.

Sambalate e Tobias, os inimigos íntimos de Israel, não aceitavam o sonho do líder Neemias. A cena que enxergavam era demais para eles: homens com uma espada na mão e uma colher de pedreiro na outra.

Eles já haviam perdido as espe¬ranças, os sonhos de verem suas cida¬des reconstruídas. Mas os sonhadores estavam lá: vigiando e trabalhando!

Esperançosos, os sonhos fluíam de dentro de cada homem guerreiro-pedreiro! E os inimigos iam até lá, joga¬vam suas ervas daninhas... tentando roubar suas esperanças. Mas o líder sonhador já mandara o recado: avi¬sem que estamos empenhados em uma grande obra, e não podemos descer dos “degraus dos sonhos".

Fale para os seus "Sambalates" e "Tobias":

- Saiam e me deixem lutar pelo meu sonho! Há um Deus no céu, apaixonado por aqueles que sonham!



































5

SONHE, MAS DÊ A DEUS O DIREITO

DE SONHAR, TAMBÉM!



Queremos que tudo aconteça conforme planejamos! Não é assim? Traçamos uma linha reta do ponto de partida até o ponto final, que, no caso, seria o nosso objetivo.

Esquecemos de que, como filhos de Deus, temos um Pai que cuida de nós. E nem tudo o que queremos é o que Ele quer para nós.

Não aceitamos obstáculos, não aceitamos lutas, não aceitamos retalia¬ções, não aceitamos interferências; temos um sonho, mas Deus também tem o Seu sonho para nós.

Ninguém que serve a Deus é fru¬to do acaso. Não nascemos devido ao mal funcionamento de uma pílula an¬ticoncepcional, nem tão pouco somos fruto de um método contraceptivo que falhou. Creio que todos nascemos por indicação e escolha divinas.

Somos um projeto de Deus, o povo Seu. Ele, e só Ele, tem direito legal sobre as nossas vidas, então: dê a Deus o direito de sonhar um sonho para você.

Não brigue com o Senhor, não discuta com Ele, não desanime na peleja. Aceite o plano que Deus tem para você. Aceitar faz parte do proje¬to. Sofrer? Parece ser o veículo mais seguro de nos levar até à presença do Pai dos Sonhos.

Todos os que têm uma chamada divina trazem em suas almas, e até no corpo, as marcas do sofrimento. Por que? Por que faz parte do projeto que Deus tem para você.

Deus não quer criar filhinhos-de-papai, que não darão valor no que receberam, porque todas as coisas vieram de mão beijada. Fazem parte do plano as lutas, as provações (que, no momento, parecem ser do inimigo) mas que serão fundamentais no ato de mol¬dar aqueles que são chamados. Sim, Deus está moldando você!

Na vida do cristão o que não acontece a mando de Deus, acontece com a permissão dEle.

Deus "sonha" com "alguém" que Lhe abra as portas para poder mol¬dar-lhe, ajustar-lhe, e fazer desse al¬guém um grande campeão!

Este alguém pode ser você mes¬mo, que agora lê este livro.































6

QUANDO DEUS SE CALA



Já enfrentei muitas lutas, nem pen¬se em passar pelo que já passei. Ufa!

Hoje eu olho para trás e digo:

- Graças a Deus, o vendaval pas¬sou!

Mas, de todas as lutas pelas quais já passei, a maior, a mais intrigante, a mais dolorosa, é exatamente aquela que é o tema deste capítulo: quando Deus se cala!

O silêncio de Deus nos apavora! Mete medo. Faz desesperar.

- Por que Deus fica quieto quan¬do mais chamamos por Ele?

Já ouviu alguém fazer esta pergun¬ta? Claro que sim. Você consegue se lembrar de quando fez esta pergunta?

Sentir-se abandonado traz um calafrio na alma, provoca inseguran¬ça. O que dizer da mãe aflita, oran¬do, jejuando, clamando pelo filho desviado... e nenhuma resposta vin-da do céu?

O que dizer do profeta que matou 850 profetas, que disse: segundo mi¬nha palavra, não chove mais... Agora, dentro de uma caverna, esperando um "carinho de Deus", um "mimo de Deus", esperando o Deus dos Mila¬gres no barulho do trovão... e, de repente... nada, silêncio. Psiuuuuuuu! Vem o vento que derruba, o furacão... E, de repente... nada, silêncio. PSiuuuu! Aí vem o inusitado, o inesperado... uma brisa... simples... quase não balança os cabelos ondulados, caídos sobre os olhos... não move nem poeira... mas, lá na brisa... vem a resposta...

O que dizer de Jesus... na cruz... Seus nervos se contraindo, Seus olhos cobertos pelo sangue que descia pelas pontas dos espinhos na fronte, o téta¬no correndo-Lhe as veias, a falta de ar devida ao peso do corpo pendurado no madeiro?

Um momento de devaneio, e Ele chama... por Quem mesmo? Por João? Não. Pelos anjos? Não. Pela mãe? Não. Ele chama pelo Pai. AquEle que junto com Ele transformavam-se em UM.

Aonde está o Pai? Porventura su¬biu nas asas de um querubim e voou nas asas do vento, como fez em favor de Davi? Não. Veio pela brisa da ca¬verna? Não.

O que aconteceu mesmo? Ah, Ele virou as costas, não foi? Sim, quem sabe virou as costas e tapou os ouvi¬dos. Porque não amava Jesus? Não amava Seu Filho? Não tinha poder de libertá-Lo?

Sabemos que Ele amava Jesus, e que também tinha poder para livrá-Lo. Porque não o fez?

Deus não ousou olhar para Jesus naquela hora, pois, se olhasse, Ele destruiria a Terra, destruiria os homens, arrancaria Seu filho da cruz.

E o resultado? Não seríamos sal¬vos, estaríamos eternamente condena¬dos. Deus calou-Se para que o sangue de Cristo falasse mais alto. E agora este sangue ecoa por toda a eternida¬de...

Deus Se cala, e não responde, para não tirar a nossa bênção. Faz parte do projeto do Senhor, faz parte do sonho. Ele fica em silêncio para que nós falemos, oremos, clamemos. Enquanto isso, Ele está olhando, cui¬dando, guardando, mesmo um jota e um til. E, no momento certo, Ele vai gritar, vai bradar, o Seu alarido vai soar. No momento dEle. Está na agenda divina: dia tal EU vou falar com Meu filho(a), antes disso, se EU lhe falar, ele vai perder a bênção.

Aguarde! Em breve a sua vitória chegará completa, e o que hoje é miséria, será transformado em abun¬dância.

7

O SOFRIMENTO, O CAMINHO DA

REALIZAÇÃO DOS SONHOS



Um dia recebi uma ligação. Fiquei estarrecido, triste e tomado de um temor inimaginável. Uma irmã em Cris¬to, amiga, conselheira, que a conside¬ro como uma mãe, estava chorando e relatou-me que seu filho, um amigo especial, que sempre quando estáva¬mos juntos me dizia que seria um pre¬gador como eu. Ela me contou uma notícia horrível: ele está com uma doença incurável, a Síndrome de Basset, uma doença que degenera os músculos e causa dores terríveis.

Ao desligar o telefone, e depois de dar a ela a famosa resposta pasto¬ral (que, na realidade, não supre a carência da ânsia por uma resposta que explique o porquê do sofrimento) disse:

- Deus sabe de todas as coisas...

Alguém já lhe disse isso? E angus¬tiante não? Todos nós sabemos que Deus sabe de todas as coisas, mas gos¬taríamos de entender, saber o motivo. São os mistérios de Deus.

O que dizer a esta mulher piedo¬sa, que gasta seu tempo na obra de Deus? Em oração não consigo acom¬panhá-la, pois possui talento e dispo¬sição para a intercessão.

O que dizer a um crente fiel, dizimista, consagrado, que se abstém do mal, quando este possui no corpo uma doença incurável?

O que dizer a uma certa mãe no Rio de Janeiro que, após um culto, me pediu explicação:

- Pastor Marco, porque Deus per¬mitiu que meus filhos fossem assassi¬nados dentro de casa há alguns dias atrás, quando um bandido entrou na casa errada e disparou contra eles? Eles eram crentes, pastor...

O que dizer a homens de Deus que morreram durante a caminhada?

O que dizer a jovens que têm seus sonhos perseguidos por pessoas que não os entendem?

Há uma explicação? Sim, deve haver. Mas hoje, agora, neste momen¬to, em que você lê este capítulo, e deve estar se banhando em lágrimas, com dores no peito, de angústia, pois per¬deu alguém, ou algo, lhe era muito valioso: um filho, um pai, uma mãe, um ente querido, o emprego, as chances, perdoe-me, eu não tenho uma resposta que lhe satisfaça a alma. Tenho apenas um conselho...

- Não desista! Não pare! Deus sabe de todas as coisas...

Certas coisas na vida do cristão, Deus me disse um dia, não temos de entender, mas de aceitar... Pois nosso entendimento é pequenino, egoísta, e imediatista, tudo tem que ser para "agora". Deus é onisciente, Ele sabe o amanhã, o depois de amanhã, o futu¬ro. Ele é Pai. E, com certeza, um dia Ele vai explicar para você o porquê dessas lutas, o motivo do sofrimento.

O crente não sofre em vão... Já ouviu este louvor? Pois então: o crente não sofre em vão. O crente não pode sofrer apenas por obra do acaso. Deus está moldando você através do sofri¬mento, pois vai lhe fazer crescer como ser humano, como pessoa, como cris¬tão. Deus vai lhe levar para a Sala de Moldagem de Pessoas-Santas-Usadas-Para-Transformar-O-Mundo!!!

Agora, você pode não entender nada do que está lhe acontecendo.

Eu tenho a certeza de que você já disse que queria morrer, sei também que já pensou em deixar o Evangelho, o cristianismo, mas, para onde você vai? Só o Senhor tem um projeto que vale a pena ser vivido por você mes¬mo.

Graças ao sofrimento dos irmãos foram compostos os mais belos hinos, as mais belas orações, as mais lindas obras. Lembra-se dos velhos cânticos da Harpa Cristã? Foram escritos em meio às tribulações...

O que dizer das mensagens mais lindas da Bíblia? Qual mensagem tem mais impacto do que a mensagem da cruz? Acho que nenhuma, e você sabe o porquê? Porque é a história do so¬frimento, o sofrimento de Cristo que trouxe alívio para os homens.

Você não é o único que sofre.

E, como profeta, deixe eu lhe di¬zer uma coisa: não conheço homem ou mulher na Terra, usados por Deus, que não tragam nos seus corpos as marcas de Cristo!!! Aleluias.

Repito: Deus não quer criar "filhinhos-de-papai" no Seu reino. Filhinhos-de-papai, são aqueles que têm riqueza, e que tudo o que querem, possuem, não lhes custa nada ter um bom carro, dinheiro, roupas, e é por isso mesmo que não dão valor, pois isto lhes vêm muito fácil.

Mas, você já encontrou uma pes¬soa humilde, pobre mesmo, e que com muito esforço e sofrimento adquiriu algo na vida? Você verá esta pessoa cuidando do seu fusquinha 66 como se fosse uma BMW. E por que disso? Simplesmente, pelo fato de que tudo o que custa suor, esforço, e sofrimento tem um valor incalculável, E o que nada custa, não terá um valor real para as pessoas.

Davi, quando pecou contra Deus e enumerou o povo viu o erro, e con¬templou o anjo destruidor que poria um fim em Jerusalém. Na mesma hora determinou dar a Deus um sacrifício para aplacar a ira do Senhor. Encon¬trou-se com um homem chamado Araúna, e quando se identificou como sendo o Rei Davi, Araúna, para agra¬dar o Rei, disse:

- Escolha a terra, a oferta e fique de presente para ti, meu Rei.

Mas Davi sabia que o que não custa nada, não vale nada. E então disse:

- Não darei a Deus sacrifício que não me custe nada.

Sabe porque você sofre? Porque a sua vida, o seu sonho, o seu minis¬tério custam caro. E você está proibi¬do de parar! Proibido de deixar de caminhar! Vença as barreiras e passe pelas lutas louvando ao Senhor.

O sofrimento que desafia a sua paz será o seu aliado na conquista dos seus sonhos.

Um grande servo de Deus, o Pas¬tor João Barbosa, disse-me algo que vale a pena relatar: O urso e o leão que foram motivo de luta para Davi, serviram-lhe de currículo, quando este foi falar com o Rei Saul. Aleluia!

O que hoje é luta, amanhã servirá de currículo para você, para os outros, o seu sofrimento servirá de aprendiza¬do aos que vierem após você.

Sonhe e ouse sonhar: você nunca irá além dos seus sonhos!















8

UM PROBLEMA: ENTENDER

OS CAMINHOS DE DEUS



Certa vez três arvorezinhas, que cresceram juntas, perguntavam entre si:

- O que você será quando cres¬cer?

Uma delas respondeu:

- Eu, quando crescer, quero ser transformada em um grande navio, onde terei sobre o meu convés gran¬des conquistadores, reis, etc.

Outra disse:

- Eu quero ser transformada em um baú de jóias, onde conterei tesou¬ros incalculáveis e desejados por todos.

A última disse:

- Eu quero crescer tanto, mas tan¬to, que quando alguém olhar para o

galho mais alto contemple a grandeza dos céus e possa se lembrar de Deus.

Então, as três arvorezinhas cresce¬ram, e, um dia, três lenhadores que não entendiam nada de sonho de ár¬vores, as derrubaram com seus ma¬chados.

Um deles levou a madeira de uma das árvores para um marceneiro e disse a ele:

- Transforme esta madeira em um barquinho de pesca...

O outro mandou que fizesse um cocho, para colocar comida para os animais. E o outro cortou a árvore em duas partes, lavrou a madeira e guar¬dou seus dois pedaços em um canto.

Pois bem, a arvorezinha que so¬nhou ser um grande navio foi transfor¬mada em um barquinho de pesca, que cheirava a peixe podre...

A que sonhava em ser um baú de jóias, foi transformada em um coxo de comida para animais, e a que sonhou crescer, foi cortada em duas partes.

Triste história, não?

Porventura não é assim que acon¬tece conosco? Sonhamos alto, deseja¬mos tanto, e, de repente, nada do que pedimos acontece. Tudo dá errado, nada acontece do modo como quere¬mos.

E então ficamos irados, bravos com Deus, desanimados. E dizemos:

- O Senhor nos abandonou...

Entender os caminhos de Deus não é nada fácil.

Temos a nossa agenda. Deus tem a Agenda dEle.

Temos os nossos sonhos e, como disse anteriormente, Deus tem os so¬nhos dEle.

Traçamos uma linha reta, do pon¬to de partida até o nosso Sonho. Não aceitamos dificuldades, provas, tribulações, sofrimentos. Queremos da nos¬sa maneira, do nosso jeitinho, mas Deus tem uma maneira peculiar, toda especial, a maneira dEle, que devemos respeitar.

Deus nos fará chegar até o nosso objetivo, mas não sem lutas, não sem provas, não sem dificuldades. Ele co¬locará alguns obstáculos no caminho, para o nosso próprio bem! Para nos ajudar a valorizar o presente, e, por fim, conquistá-lo.

Nosso problema é que, às vezes, Deus está sintonizado em AM e nós estamos em FM.

Certa moça teve uma decepção com seu ex-noivo. Descobriu que esta¬va sendo traída por uma amiga. Ten¬tou se matar, tomou várias pílulas, um coquetel de remédios, e por pouco não conseguiu o intento do desespero. Pediu conselho e ajuda a um pastor, e o mensageiro de Deus respondeu-lhe com aquela resposta, lembra-se?

- Deus sabe de todas as coisas...

Os anos se passaram, e ela en¬controu seu "Isaque", lindo, moreno, alto, olhos verdes, inteligente, crente e rico... Enviou uma carta ao pastor, onde dizia:

- Agora eu entendo! Não era para eu me casar com aquele outro. Ele casou com aquela minha "amiga" e já a abandonou, desviou da fé etc. etc. Agora encontrei alguém especial que Deus me preparou e etc. etc. Pois bem!

Agora, e somente agora, ela en¬tendia, mas naquele dia do passado tentara se matar!

Hoje você não entende, mas amanhã você compreenderá, o vento soprará a seu favor. Deus cuida de você!

Ah! Lembra-se das árvores sonha¬doras? Aquela que queria ser um na¬vio e virou barco de pesca cheirando a peixe morto, um dia estava navegando e um grande temporal se le¬vantou, pensou consigo:

- Agora vou ser destruída e meus sonhos nunca se concretizarão.

Mas, de repente, um certo viajan¬te na popa do barquinho se levanta e diz;

- Acalma-te vento, aquieta-te mar,..

E os tripulantes diziam entre si:

- Quem é Este que até o mar e o vento Lhe obedecem?

Era o Conquistador de Almas, o Rei dos reis. O barquinho, então, des¬cobriu que seu sonho se realizara, não do jeito que ele queria, mas do jeito que Deus queria.

A árvore que sonhava ser um baú de jóias e virou coxo de comida para animais, estava certa noite em uma estrebaria, quando uma jovem gestante entrou em trabalho de parto, e, quando O Bebê nasceu, não havia um berço, e então foi colocado dentro da¬quele coxo. Alguns magos apareceram e Lhe presentearam com ouro, incen¬so e mirra. A arvorezinha descobriu que agora era o baú da Maior Jóia do Mundo, pois tinha em seu leito a maior riqueza, o Doador da Vida!

A outra que sonhava ser grande e todos que a olhassem lembrassem de Deus, estava cortada em duas partes. Alguém tomou ambas as partes um dia, e as pregou em forma de cruz. Colocaram sobre ela um Homem, e naquele momento ela pensou:

- Onde vim parar, sonhava exal¬tar a Deus e agora trago sobre mim um crucificado, um maldito bandido!

Mas quando ela foi levantada, o sol se escureceu, as rochas se fenderam, os terremotos abalaram a Terra, e um centurião, lá embaixo disse:

- Verdadeiramente Este era o fi¬lho de Deus!

E até hoje, quem olhar para a cruz tem que se lembrar de Quem? De Deus!

Os sonhos se concretizarão, talvez não como você os planejou, mas, com certeza, acontecerão como Ele, o Se¬nhor, quer.





















9

OUTRO PROBLEMA: CONFIAR EM DEUS!



Se os seus sonhos forem nobres, tenha fé: eles irão se concretizar.

Confie somente em Deus, só Ele poderá lhe dar a esperança de que vale a pena aspirar algo maior e me¬lhor para a sua existência.

Quando recebi a chamada de Deus enfrentei uma grande luta. Era muito menino. E no meu coração uma chamada missionária queimava, ardia, era incandescente.

Preparei-me como pude. Romênia era o país que, na época, me tocava a alma. Liguei para os consulados, con¬segui livros, devorei testemunhos, orei, jejuei, e fui ter com o meu pastor.

Contei a ele o meu sonho, e disse-lhe que desejava ir para o campo missionário. Após ter terminado a minha apresentação, ele me disse assim:

- Esqueça! Desista! Você não con¬seguirá. Olhe para o lugar onde você mora.

Quem já leu o meu livro autobio¬gráfico Chamada de Fogo, sabe que eu morava num bairro muito pobre em minha cidadezinha, chamado Vila Tatu, não me pergunte o porquê.

Filho de uma mãe solteira, morá¬vamos em quase dez pessoas em dois cômodos. Mamãe era empregada do¬méstica, e os demais membros da fa¬mília trabalhavam na lavoura.

Meu pastor, não o culpo por isso, me desestimulou, pois olhava para mim com os olhos humanos. Tinha uma visão míope acerca do Reino de Deus. E me mandou ficar quieto, mas não estimular outros "sonhadores". Disse-me que missão estrangeira era para filhos de igrejas ricas, para os americanos de olhos azuis, disse-me mais:

- ...contente-se em ser um missio¬nário para os seus vizinhos, na escola etc.

Saí dali frustrado, chorando, eu era um menino de apenas quinze anos de idade, pobre, mas cheio do Espírito Santo!

Fui para a minha casinha de dois cômodos e, ali mesmo, num dos cô¬modos, sobre uma máquina de costu¬ra abri a janela pesada de madeira, fechada com tramela. Abri a minha Bíblia em Isaías 6:8:

Depois disto ouvi a voz do Se¬nhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.

Então falei com Deus. Chorei, gri¬tei, esbraveci. Falei para Ele:

- O Senhor só usa americanos? Ricos? De olhos azuis? Só porque sou pobre não posso fazer a obra?

E então os céus se abriram e ouvi a voz do Senhor dizendo-me:

- Eu não preciso de passaporte, nem de riquezas, pois Sou o dono do ouro e da prata. Preciso de alguém que tenha fé, que confie.

E naquele dia abracei a fé. Abra¬cei as nações que agora recebia pela fé das mãos do Senhor.

Hoje, passados treze anos, tenho pregado o Evangelho de Cristo em vários países, nos EUA, na Europa, na África, pelo Brasil do Oiapoque ao Chuí. Será por que sou bonitinho? Não mesmo: eu tenho espelho em casa. Será por que eu nasci com uma estre-la na testa? Não mesmo: eu sou um ser humano igual a você.

Então, qual é o segredo? A fé. A fé simples, mas poderosa. A fé que

move montanhas. A fé num Deus que é o Pai dos sonhos. Fé que Deus es¬colheu você, para ser alguém diferen¬te, que faça a diferença, que ouse sonhar. Sonhei

Muitos dos que não acreditavam na minha chamada estão na minha cidade até hoje. Pegaram suas expe¬riências pequeninas com Deus e as en¬terraram! Pegaram seus sonhos e os entregaram nas mãos do ladrão dos sonhos. E eu? Eu estou voando... nas asas do Espírito Santo.

Certa vez um alpinista foi desafi¬ado a subir uma grande montanha, só para que a façanha fosse maior. Era noite, fazia frio, e em certo momento a corda que o sustentava se rompeu, e ele despencou. Contam, não sei bem como, que ele ficou pendurado e, em certo momento orou e clamou:

- Deus, me tire daqui!

Na mesma hora uma Voz falou assim para ele:

- Corte a corda!

Devida a escuridão, ele não en¬xergava o fundo, e a Voz continuava a lhe dizer:

- Corte a corda!

Ele não a cortou, com medo de despencar e morrer. Mas ele morreu do mesmo jeito. Encontraram-no con¬gelado e cheio de hematomas no ou¬tro dia, ainda pendurado no mesmo lugar, a cerca de poucos metros do chão!!!

Deus diz agora para você:

- Confie em mim, corte a corda!!! Corte a corda da incredulidade, da me-diocridade. Corte-a, lance-se nos Meus braços. EU lhe conduzirei pelo cami¬nho da fé, que o levará ao seu sonho.

























































10

DO CALABOUÇO PARA O PALÁCIO



Meu protagonista agora se chama José, conhecido erroneamente como José do Egito. Erroneamente porque ele nunca foi do Egito. O Egito não possuía homens com a santidade dele. Deveria ser chamado então de José no Egito.

Filho de um sonhador. Isto é reve¬lação. Seus sonhos podem influenciar outros!

Chamado pelos outros de Jacó, o suplantador. Um dia, na juventude, ficou indignado com este nome (tam¬bém pudera! Imagine alguém apresentando-o para uma bela moça, e, quan¬do ela pergunta o seu nome, todos, ironicamente dizem: Este é o Senhor enganador! o que significava o seu nome). Que pai gostaria que a filha namorasse um sujeito assim?

Continuando, na juventude, um dia, ele nomeou a si mesmo Esaú, para enganar o pai. Por quê? Ora, Esaú era o queridinho de todos, admirado pelo pai...

Um dia, depois de ter sua façanha de mentira descoberta, fugiu para o deserto, e, quando dormiu, teve um sonho! Em Betei, uma escadaria ce¬leste, viu anjos subindo e anjos des¬cendo. Sua vida nunca mais foi a mesma. E um dia, o próprio Deus o chamou de Israel, o príncipe que lu¬tou com Deus.

Aos sonhadores, dou-lhes uma pa¬lavra de ânimo: Não importa o que as pessoas dizem que você é, não impor¬ta o que você diz para os outros que é, só importa mesmo o que Deus diz que você é!

E para Deus você é um príncipe-sonhador!

A vida de José está dividida em dois pontos: antes de um sonho e depois do sonho!

Antes do sonho era um menino, querido pelo pai e pela mãe. Dividia a casa com muitos irmãos. E que, antes do sonho, era por todos amado e respeitado. A situação mudou de¬pois do sonho, pois os seus irmãos sentiram uma inveja mortal devida a profundeza da revelação do sonho que Deus lhe dera.

A história é conhecida, porque de¬pois do sonho ele sofreu as piores lu¬tas da sua tenra existência:

1º) Foi lançado dentro de uma cova, pelos seus irmãos;

2 º) Foi vendido como escravo;

3 º) Foi revendido como escravo no Egito, para um certo Potifar;

4 º) Foi acusado de atentado ao pu¬dor, contra a mulher de seu se¬nhor;

5 º) Foi lançado dentro da masmorra do palácio real.

Vale a pena sonhar, mas dura coisa é pagar o preço pelo sonho. Você está preparado para ser lançado den¬tro da cova pelos seus próprios irmãos? Cova cheia de insetos peçonhentos, sanguessugas, cova profunda e mal¬cheirosa? E, de lá mesmo, clamar pelo Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, e este Deus responder assim: Psiuuuuu! Silêncio!...

Cova do desprezo. Aqui ele fala da separação. Você está preparado para caminhar só? No deserto, sem amigos? É a marca dos grandes ho¬mens de Deus! Elias, João Batista, Jesus, Isaías, homens da solidão. Por que? Porque só entenderá seu sonho os homens espirituais, e esses já estão desaparecendo no lugar onde você congrega.

Você está pronto para ser vendi¬do? Vendido por aqueles que militam com você? A troco de umas moedinhas de ignorância, de um favor político-religioso? Você está preparado para ver a sua estrela apagada para que a do vendedor possa brilhar? Faz parte do projeto.

Você está ciente de que será calu¬niado? Injuriado? Difamado? Faz par¬te do sonho. Jesus e muitos outros o foram. A calúnia dói nos ossos... Não há remédio que amenize a sua dor, apenas o tempo e a misericórdia de Deus a podem suplantar...

E agora? Dois anos passados den¬tro de uma masmorra fétida, com os piores vizinhos do mundo: bandidos, assassinos, estelionatários... Dormindo em uma caminha de ferro/pedra, e comendo os restos das mesas de um Faraó?

Isso lhe faz lembar algo? Sim. A sua própria vida, não é mesmo santo? Você foi vendido, está aprisionado. Não glorifica mais, não é pelo fato de ser frio, mas porque a dor na alma é gran¬de. Lembra-se de quando tudo come¬çou? Quando você teve um sonho, um sonho de ser diferente, de ser consa¬grado, de ser santo, de fazer a diferen¬ça neste mundo indiferente.

Você é recriminado por tudo e por todos? Você está calado, sem um lou¬vor nos lábios? A única coisa que lhe resta são gemidos? Inexprimíveis? Sim, isto faz parte do sonho. O calabouço lhe fará amadurecer, crer, viver no li¬mite da dor com o desprezo. Mas te¬nho uma notícia para você: Deus está aí... agora... no silêncio... sondando-lhe... torcendo pela sua vitória. Ele está quieto para não atrapalhar. Somos espetáculo para os anjos e os homens, diz a Bíblia. Agora mesmo, no céu, os seres angelicais estão torcendo por você. O Espírito Santo está interceden¬do por você com gemidos inexprimí¬veis, transformando seus gemidos em palavras. E Jesus está lá, intercedendo por você ao Pai, dizendo:

- Pai, meu filho vai vencer... Ele caiu sete vezes, mas em todas elas eu o levantei...

Ei... Deus não se esqueceu de você!

Dois anos depois José teve um outro sonho. Aleluias! Sua vida será, então, marcada por outros sonhado¬res... Desta vez, Faraó teve o sonho das vacas magras, vacas gordas: sete anos de prosperidade, sete anos de fome, e quem pode interpretar o so¬nho de Faraó? Um mago endemoninhado? Um feiticeiro? Um mágico? Não, somente um sonhador entende outro sonhador. Lá vem ele, José no Egito, da masmorra para o palácio!

Faraó faz a pergunta e o homem de Deus, caluniado e preso, dá honras ao Senhor que o chamou. E então revela o sonho de Faraó. A corte pára com o intuito de ouvi-lo. Os homens se assustam e o Faraó diz:

- Não há homem como você, José, em quem habite o Espírito de Deus.

Com sonhadores é assim mesmo que acontece. O sonhador pode estar dentro da prisão, no corpo, mas seu espírito está livre para voar, para so¬nhar. O Espírito Santo está aí, agora, dentro de você, sua alma está choran¬do e, mais um pouquinho você falará em línguas com Deus.

Faraó diz:

- Quero você aqui, José, no pa¬lácio.

E ordenou aos outros servos:

- Troquem a roupa deste homem. Dêem comida para ele. Providenciem uma sala só para ele. Arrumem servos para ajudá-lo na sua nova profissão. De preso-caluniado à Ministro da Fazenda do Egito. De escravo à Estadis¬ta. Aleluia!

O que está acontecendo? E o momento de o sonho se realizar.

Há um tempo de plantar, mas há um tempo de colher o que se plantou.

Há um tempo de chorar, mas há um tempo de sorrir.

Agora, imaginemos um diálogo en¬tre José e Deus:

Sentando em seu trono agora, dentro do palácio, José ora a Deus.

JOSÉ: - Obrigado, Senhor, por todas as lutas, e pela grande vitória.

DEUS: - Não tem de que, José!

JOSÉ: - Senhor? És tu?

DEUS: - E claro, Eu Sou o Grande EU SOU!

JOSÉ: - Mas o Senhor ainda me ouve? Já faz anos que não ouço a Sua voz...

DEUS: - Eu nunca deixei de lhe ouvir!

JOSÉ: - Mas, quantas vezes eu Lhe chamei, lá na cisterna, na prisão, e o Senhor não respondeu!

DEUS: - Fazia parte do plano, meu fi¬lho. Não respondia, mas ouvia, aguar¬dava...

JOSÉ: - Desculpe meus momentos de fraqueza, Senhor, talvez cheguei a di¬zer que tinha me abandonado...

DEUS: - Tudo bem, faz parte do ho¬mem. Lembre-se de que EU SOU Deus, e entendo vocês...

JOSÉ: - Obrigado, Senhor. Agora me dê uma licencinha, pois tenho que ad¬ministrar um reino.

DEUS: - Sem problemas, a gente se vê por aí...

DEUS: - José?

JOSÉ: - Sim!

DEUS: - Só uma perguntinha.

JOSÉ: - Pois não.

DEUS: - Lembra onde você acordou hoje, pela manhã?

JOSÉ: - Sim, no calabouço da prisão...

DEUS: - Sabe onde você vai dormir hoje?

JOSÉ: - Ainda não tive tempo para me¬ditar sobre isso.

DEUS: - Deixa eu lhe dizer, então, hoje você acordou num calabouço, mas de hoje em diante, você dormirá e acor¬dará dentro de um palácio!

Amado sonhador: sonhe e ouse sonhar! Você nunca irá além de seus sonhos.

Lute! Persevere! Deus conta com você, e espera muito de você.

Não dê atenção aos que não so¬nham mais, se puder, ajude-os, mas não deixe que eles lhe influenciem.

Que Deus em Cristo vos abençoe!

Seu conservo, um sonhador,





Pr. MARCO FELICIANO























CONTRACAPA



Sonhe e ouse sonhar; você nunca irá além de seus sonhos" Temos direito a no mundo!! A Bíblia mostra que diversas pessoas materializaram seus sonhos, lendo a confiar em Deus. É o caso de Jacó, que lutou com um anjo até receb¬er, vendido e exposto à vergonha pelo simples fato um projeto de Deus. O crente não sofre em vão, mas está sendo moldado para crescer como ser humano e cristão. Neste livro "O SONHO DO HOMEM E O PROJETO DE DEUS" o pastor Marco Feliciano assegura "Confie em Deus. Somente Ele fará valer a pena, aspirar a algo maior e melhor para nossa existência".

Nenhum comentário:

Postar um comentário